sábado, 6 de março de 2010

Pequeno Dicionário do ballet Clássico



A paz do nosso Amado Jesus!

Dançar é muito bom, e quando dedicamos nossa Arte para o Criador... É ainda melhor! Uma grande responsabilidade e um verdadeiro privilégio.
Abaixo, compilamos de diferentes fontes algumas definições e passos mais comuns do ballet, que se iniciam com as letras A e B. Não deixe de conferir!

ADAGE ou ADÁGIO: “Adage” é uma palavra francesa derivada do italiano ADAGIO e significa devagar ou com descanso. São movimentos lentos, como por exemplo, pliés e arabesques.

ALLEGRO: Significa alegre, vivo, esperto. Esta definição é usada para todos os movimentos brilhantes e vivos, tais como saltos e saltitos. As qualidades mais importantes que o bailarino (a) deve levar em consideração na execução de um allegro são a leveza, a suavidade, o balanço e a vivacidade.

ALLONGÉ: Como o nome já sugere, significa alongado, estendido, esticado. Exemplo: arabesque allongé.

ARABESQUE: Arabesco. Uma das poses básicas do ballet, que tira o seu nome de uma forma de ornamento mourisco. No ballet, é uma posição do corpo, apoiado numa só perna que pode estar na vertical ou em demi plié, com a outra perna estendida para trás e em ângulo reto com ela, sendo que os braços estão estendidos em várias posições harmoniosas criando a linha mais longa possível da ponta dos dedos da mão à dos pés. Os ombros devem ser mantidos retos em frente à linha de direção. Os arabesques são geralmente empregados para concluir uma fase de passos, tanto nos movimentos lentos do adágio como nos movimentos vivos e alegres do allegro.



ATTITUDE: Uma determinada pose do ballet tirada por Carlo Blasis da estátua de Mercúrio por Jean Bologne. É uma posição numa perna só com a outra levantada para trás com o joelho dobrado num ângulo de noventa graus e bem virada para fora para que o joelho fique mais alto do que o pé. O pé de apoio pode ser à terre, sur la pointe ou demi-pointe. O braço do lado da perna levantada é mantido por cima da cabeça numa posição curva enquanto que o outro é estendido para o lado. O attitude também pode ser com a perna levantada para a frente, como é mostrado na figura.



Muitas vezes, nos entristecemos quando não conseguimos executar determinados passos da forma como gostaríamos. O ballet exige uma boa dose de esforço e determinação. Mas não desanime. Tenha em mente que a nossa dança, quando é voltada para o Reino de Deus, tem um propósito maior. Primeiramente, o nosso coração deve ser humilde. Louve à Deus em cada aula, em cada ensaio...

E lembre-se sempre: nada é impossível para o Senhor!

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

Que Deus abençoe a todos!

Ministério El Shamah de Dança Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por enviar seu comentário.