quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A importância do Aquecimento!


(Dicas inspiradas no site: www.faac.unesp.br/pesquisa. Acesso em 21/10/2009)


O aquecimento é tão essencial e benéfico para o bailarino, que torna-se uma prática indispensável nos ensaios, evitando e prevenindo lesões graves, além de atuar contra as dores no corpo. Lembre-se que você é templo do Espírito Santo, e deve cuidar do instrumento que o Senhor lhe deu para honrá-Lo e abençoar vidas! Por isso, atente para estas preciosas dicas sobre alongamento e aquecimento, a fim de aprimorar a dinâmica dos ensaios de seu ministério antes de repassar cada coreografia:


- Em primeiro lugar, agradeça ao Senhor pelo seu corpo e não murmure se você ainda não consegue atingir uma amplitude de alongamento admirável pelos homens. O Senhor não está tão preocupado se você não puder realizar um grand jeté com as suas pernas em uma perfeita linha de 180°, mas Ele admira mesmo o derramar sincero de nossos corações em Seu altar.
- Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico. O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo como um todo (Exemplo: caminhada). Já o aquecimento específico utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade (Exemplo: Aquecimento das articulações dos pés e tornozelos antes de uma aula de ballet ou jazz.)
- Certos fatores influenciam significativamente na realização do aquecimento. Abaixo, listamos alguns deles:


Temperatura Ambiente: Em dias mais frios ou chuvosos, deve-se tomar mais cuidado para evitar câimbras, e o tempo de aquecimento deve ser prolongado.


Disposição Psíquica: A falta de motivação e persistência pode prejudicar a qualidade de seu aquecimento. Concentre-se no que você está fazendo, e entregue seu melhor à Deus.


Estado de treinamento: Quanto mais treinada é a pessoa, mais intenso deve ser seu aquecimento. Deve ser ajustado para cada pessoa e para cada modalidade. É indicado nunca fazer atividades ou exercícios os quais não se está acostumado.


Individualidade: Cada indivíduo possui suas próprias características e potencialidades. Portanto, não desrespeite os seus limites, e não “force” demais suas articulações e nem queira igualar-se à outros. Você é único, uma obra prima do Pai!


Idade: O tempo e a intensidade do aquecimento devem variar de acordo com a idade. Em geral, Quanto mais velha é a pessoa, mais cuidadoso e gradual o aquecimento deve ser.

Por fim, leve em consideração que O intervalo ideal entre o final do aquecimento e o inicio da atividade é de 5 a 10 minutos.
O efeito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos. Após 45 minutos temperatura corporal já retomou sua temperatura de repouso.

Com essas dicas, esperamos que os seus ensaios sejam cada vez mais produtivos e abençoados!
Vamos lá, 5, 6, 7, 8... Prepare-se para servir ao Senhor!


Que Deus te abençoe!


Ministério El Shamah de Dança Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por enviar seu comentário.