sexta-feira, 14 de maio de 2010

A adoração com danças


(Imagem extraída do site: http://kayrosdancas.zip.net/ Acesso em 14 de maio de 2010)

Por Patrícia Mota - líder do Ministério de Dança Infantil "Arco Íris" e Ministério de Dança "Redenção" (II Igreja do Nazareno de Campinas)

Muitos dos que estão em “ministérios de dança” não sabem o que é a verdadeira adoração com dança. Acham que é só ler o salmo 150 e pronto, já estão cheios de entendimento.

Primeiramente temos que focar naquele que é mais importante, o nosso Senhor, e devemos saber e reconhecer que Dele e para Ele são todas as coisas.

O objetivo da adoração com dança é revelar a palavra de Deus por meio da dança. É fazer com que as pessoas entendam a morte e ressurreição de Cristo através de movimentos corporais. É anunciar a salvação, fazer com que os perdidos sejam libertos e entendam quão grande é o amor de Jesus.

Mas para que vidas sejam tocadas, devemos ter intimidade com Deus, pois sem intimidade com Ele podemos ter toda técnica, mas a dança não fluirá e não chegará aos olhos do Deus vivo.

Essa intimidade faz com que na hora da dança esqueçamos de tudo e de todos ao nosso redor e dancemos verdadeiramente para Ele que é o único digno de receber toda honra e toda glória, e assim possa sentir o que de coração estamos querendo transmitir.

Se dançarmos sem intimidade com o Senhor estaremos simplesmente dançando para os homens e assim ao inimigo adorando, mas se dançarmos com intimidade dançaremos para Deus e a Ele louvando!


João 4:24 – Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.


Algumas passagens de profetas que usaram a dança como uma forma de adoração:

Miriam – Êxodo 15:20
Davi – II Samuel 6:14

Que Deus possa abençoar sua vida, para que a sua dança flua como uma expressão intensa de adoração ao Pai!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O que é um dançarino profissional?



O trecho reproduzido a seguir foi extraído do livro "Dança: o que estamos dançando? Por uma nova dança na igreja", de Carolina Lage Gualberto (São Paulo: Editora Hagnos, 2007, pág. 117). A autora é especialista em "Estudos Contemporâneos em Dança" (UFBA), bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP.
Leia atentamente:

"Um dançarino é aquele que está disposto a priorizar a dança, seja por meio da fidelidade às aulas e aos ensaios, seja por meio de uma disciplina individual na busca do aperfeiçoamento artístico. Rory Noland (s/data), em seu livro O coração do artista, menciona algumas características de um músico profissional, as quais adaptei para a dança na tentativa de caracterizar um dançarino profissional:

1. É pontual nos ensaios.
2. Está pronto para atuar em todas as posições.
3. Tem cuidado com o próprio corpo (alimentação, aquecimento, preparo físico etc.)
4. Sabe ouvir o dirigente.
5. Está pronto para as entradas (atenção mesmo quando não está dançando)
6. Realiza o final e o meio da coreografia com o mesmo zelo do começo.
7. Aproveita os intervalos dos ensaios para sanar suas dúvidas, manter-se aquecido etc.
8. Sabe atender da melhor forma possível às instruções do dirigente.
9. Não falta aos ensaios.
10. Busca sempre crescer"

E então, você se identificou com as características acima? Ou acredita que pode melhorar em alguns aspectos? Reflita sobre isso e coloque em prática novas atitudes...

Que Deus abençoe sua vida e derrame sobre você unção sem medida!

Ministério El Shamah de Dança Cristã